Casa nº 64

Baronesa de Arary

Este casarão erguido em 1917, foi a residência da Baronesa de Arary, Maria Dalmácia de Lacerda Guimarães (1851-1952), segunda esposa e sobrinha de José Lacerda Guimarães, o 2º Barão de Arary. Durante anos ela militou no movimento pró Republica apoiando inclusive a fundação do Partido Republicano Paulista, um dos primeiros pro Republica, ao lado de Prudente de Moraes, Cerqueira Cesar e Júlio Mesquita.

 

Não havia evento social de caridade sem a presença da Baronesa, seja na organização ou como convidada, essa incansável senhora veio a falecer com 101 anos, fato que foi noticiado em todos os jornais da cidade.

 

O Palacete foi projetado pelo arquiteto Victor Dubugras, considerado por alguns como o maior arquiteto que São Paulo já teve, mas sem dúvida o maior representante do estilo Art-nouveau na cidade. Há vários registros de festas e eventos que aconteceram na casa incluído alguns casamentos de membros da família.

 

O prédio construído no local leva o seu nome e foi o primeiro prédio e ainda o mais alto edifício de residencial avenida.

   Vizualização   Localização

Atual Av. Paulista 1745, esquina com a Peixoto Gomide

Baronesa de Arary 02